12 Apr 2007

Aula do SB pelo Presidente do templo Krishna-Balarama



Hoje o atual presidente do templo Krishna-Balarama deu a aula de Bhagavatam 13.14.18. Ele é discípulo de Radhanatha Maharaja e um devoto muito avançado. Ele fez um voto de não comer nada doce. O verso 3.14.18 do Srimad Bhavatam é um verso muito interessante:

"Assim como uma pessoa pode cruzar o oceano com um navio, uma pessoa pode cruzar a situação perigosa do oceano material, vivendo com uma esposa."

Significado de Srila Prabhupada:
Existem quatro classes sociais que devem cooperar no esforço para a liberação da existência material. As classes de brahmacary, ou a vida de estudante piedoso, a vida de casado com uma esposa, a vida retirada e a vida renunciada. Todos para terem um avanço exitoso dependem das pessoas casadas que vivem com a esposa.
Esta cooperação é essencial para o funcionamento apropriado da instituição das quatro classes sociais e quatro classes espirituais. Este sistema de varnasrama védico é geralmente conhecido como o sistema de castas. O homem que vive com a esposa tem uma grande responsabilidade em manter os membros da outras classes - os brahmacaris, vanaprastas e os sannyasis. Exceto para os casados, todos são supostos se ocuparem no avanço espiritual, e portanto o Brahmacari, o vanaprasta e os sannyasis, tem muito pouco tempo para ganhar a vida. Eles portanto coletam doações dos casados, e desta maneira eles obtêm o suficiente para manter as necessidades básicas da vida e cultivar conhecimento espiritual. Por ajudar as outras 3 seções da sociedade a cultivar valores espirituais, os casados tambem avançam espiritualmente. No final cada membro da sociedade automaticamente torna-se avançado espiritualmente e facilmente cruza o oceano de misérias. (fim do significado de Srila Prabhupada)

Na sua aula Prabhu Devamrta enfatizou a importância dos casados de serem muito responsáveis pois as 3 outras classes sociais dependem deles. Ele também disse que os deveres dos casados foi explicado em detalhes por Narada Muni a Yudhistira Maharaja no Srimad Bhagavatam 7.12.11

No comments:

Convite





Este é um convite para devotos com família que gostariam de viver em Vrindavana. Nos somos um grupo de 3 famílias, até agora, desejando comprar terra e formar uma comunidade perto de Vrindavana em uma área rural e cada família sendo o proprietário de seu pedaço de terra. A idéia é a de vivermos próximos e desta maneira ter a associação e a proteção da associação com devotos.
Aqueles que estiverem interessados podem me escrever para obter maiores informações, usando o formulário para mensagens ao lado.
Esperando que esta os encontre bem,


Seu servo,
Yajna Murti das

O Rio Yamuna

O templo de Madhana Mohana

De Volta a Vrindavana

Puro Êxtase

Abaixo está um vídeo que fizemos no Kesi Ghata num dia de Ekadasi. Kesi Ghata fica ás margens do sagrado rio Yamuna e foi aqui no Kesi Ghata que Krishna matou o demônio Kesi, que tinha a forma de um cavalo. No dia de ekadasi muitos devotos circundam Vrindavana. No vídeo vocês podem ver os devotos passando e caminhando rápido para terminar o Parikrama antes do Sol esquentar muito. No vídeo, além do Kesi Ghata vocês também podem ver o rio Yamuna.

Kesi Ghata

Harinama em Vrindavana