27 Apr 2007

Aula do SB por SS Radhanatha Maharaja



Hoje SS Radhanatha Maharaja deu a aula do Srimad-Bhagavatam. Como estamos nos aproximando do dia do aparecimento do Senhor Nrisimhadeva ele falou sobre o verso 5 do capítulo 5 do 7' Canto do Srimad Bhagavatam:

Prahlada Maharaja respondeu: "Oh maior entre os asuras, Rei dos demônios, o que eu aprendi de meu mestre espiritual, é que qualquer pessoa que tenha obtido um corpo temporário e tenha se casado, esta com certeza embaraçado com ansiedade por ter caído em um poço escuro aonde não existe água mas somente sofrimento. Nos devemos abandonar esta posição e ir para a floresta (vana). Mais especificamente, nos devemos ir para Vrindavana, onde somente a consciência de Krishna prevalece, e devemos então nos refugiar na Suprema Personalidade de Deus."

22 Apr 2007

O verão chegou!


Os termômetros já estão marcando uma temperatura mínima de 24 graus e máxima de 40 graus. E cada um se vira como pode para aguentar o calor. Aqueles que podem compram um condicionador de ar. Outros viajam para as montanhas dos Himalayas aonde a temperatura é muito agradável mesmo no verão mais intenso. Para quem não pode se dar o luxo de viajar ou comprar um condicionador de ar existe alguns segredinhos de como
suportar o calor.

Primeiro pela manhã cedinho encher alguns baldes com água para poder tomar um banho com com água fresca ao meio dia, pois a água que vem do reservatório fica muito quente por volta das 10:00 hs da manhã. Assim que o Sol começa a esquentar, deve-se fechar todas as janelas e portas da casa para manter uma temperatura inferior a temperatura externa. Sair de casa, para fazer compras, etc., pela mãnha cedo ou a tarde depois que o sol se pôr. Tomar bastante líquidos e rezar para que a estação das chuvas chegue mais cedo.

A estação das chuvas normalmente começa no final de Julho. Nos meses de Abril, Maio, Junho e Julho não cai uma gôta de água do céu. As estações são bem definidas aqui na Índia. Na foto vemos alguns porcos de Vrindavana (grandes almas segundo as escrituras) se refrescando um pouco.

Ir ao Banco é uma experiência espiritual?



Imagine que você vai ao Banco para sacar dinheiro da sua conta e quando você entra no Banco a primeira coisa que você vê na parede é um quadro de Krishna, não somente um, mais de um. Depois você olha para os funcionários do Banco e vê que eles tem tilaka na testa e colar de tulasi no pescoço e mais quando voçê se aproxima do funcionário do banco ele te saúda dizendo: "Hare Krishna" e não para ai não, imagine que você está conversando com um funcionário do Banco e outro funcionário vem e oferece a você maha-prasada. Agora você deve estar pensando que isto é um sonho. Mas não isto é a realidade de Vrindavana. Ontem eu fui ao Banco e até tirei uma foto para mostrar para vocês. Se não acreditas ainda assim então venha a Vrindavana e verás com os teus próprios olhos.

"Pense em Vrindavana com amor, role na poeira de Vrindavana, ofereça o teu corpo inteiro no serviço a Vrindavana e então desenvolva amor puro por Vrindavana, adore o lugar de nascimento de Srimati Radharani, e procure satisfazer as entidades vivas que se movem e as que não movem-se que moram em Vrindavana. Desta maneira tome abrigo de Vrindavana, o melhor de todos os lugares sagrados." (Srila Prabhodhananda Sarasvati - Sri Vrindavana Mahimamrita)

21 Apr 2007

Festival da pasta de sândalo



Tem um provérbio que diz que uma imagem vale mais que mil palavras. Certamente este é o caso com esta foto de Sri Sri Radha Syamasundara do Festival de Candana (pasta de sândalo) aqui no templo Krishna Balarama em Vrindavana. Veja a expressão de felicidade de Sri Syamasundara, nem preciso dizer para vocês que o festival estava incrível. Para aqueles que não sabem o Festival de Candana é um festival que marca o início do verão aqui em Vrindavana e para refrescar o corpo das Deidades os devotos passam pasta de Sândalo em todo o corpo das Deidades.
Sri Sri Radha Syamasundar Ki Jaya! Sri Vrindavana Dhama Ki Jaya! Srila Prabhupada Ki Jaya!

19 Apr 2007




Em Vrindavana existem muitos devotos incríveis que dedicam as suas vidas para Radha e Krishna e que de alguma maneira fazem serviço devocional. Desde que cheguei em Vrindavana, agora fazem 8 anos que moro aqui, sempre via este devoto pintando as paredes por todas as partes de Vrindavana. Depois quando aprendi um pouco de hindi descobri que o que ele escreve em Hindi em todos os muros de Vrindavana é Sri Radha e Krishna. Desta maneira ao andarmos em Vrindavana por toda a parte é fácil lembrar-se de Radha e Krishna.



" Sri Vrindavana, Oh terra mais afetuosa do que milhões de mães, este lugar cuja a suprema, transcendental glória é eternamente lembrada por Laksmi, Siva, e por uma multidão de grandes almas, se você agora apareceu diante dos meus olhos, e se você agora me permitiu residir dentro dos seus limites, o que é desejado pelos maiores devotos, então porque você hesita em permitir-me servir as grandes almas que vivem em você?" (Srila Prabhodhananda Sarasvati - Sri Vrindavana Mahimamrita)

16 Apr 2007




Hoje Domingo fui até o Radha Kunda, o lugar mais sagrado do universo, que fica situado a 26 Km de Vrindavana. Fui com a intenção de visitar o Samadhi de S.S. Bhakti Swarupa Damodar Swami que abandonou o corpo no dia 2 de Outubro 2006, S.S. Bhakti Swarupa Damodar Swami foi iniciado por Srila Prabhupada e seguindo sua ordem pregava para as pessoas de nível acadêmico e para cientistas, e é claro também fui com a intenção de visitar o Radha Kunda. O Samadhi dele esta situando no templo de Sri Gopalji que fica as margens do Radha Kunda.
O templo de Sri Gopalji foi construido por um rei de Manipur chamado Maharaja Churchand, que foi ordenado pelo próprio Gopalji.
Sri Gopalji apareceu para o Rei em um sonho e disse para ele construir um temple as margens do Radha Kunda com a entrada do templo em direção ao leste, para que Gopal pudesse dar audiência ao deus do Sol e também pudesse ver o seu lago preferido o Radha Kunda. Os primeiros raios do Sol nascente iluminam diretamente a face de Gopal, especialmente durante os meses do inverno.
O templo de Gopalji é um dos templos mais antigos no Radhakunda. O templo tem quartos subterrâneos e passagens secretas que vai do templo até as águas sagradas do Radha Kunda. Antes as águas do abhisekha de Gopalji iam até o Radha Kunda atavés deste caminho.
Este templo foi adquirido por S.S. Bhakti Swarupa Damodar Swami em 1980. O templo esta sendo cuidado pela fundação Manipuri que foi estabelecida por Maharaja.


Na primeira foto, o Radha Kunda e na segunda foto o Samadhi de S.S. Bhakti Swarupa Damodar Swami.

13 Apr 2007

14 de Abril Ekadasi


Os Vrajavasis normalmente fazem o Parikrama (circundar) de Vrindavana quando é Ekadasi, pois os benefícios obtidos em Ekadasi são maiores do que em outros dias.
Por circundar Vrindavana, além de prestar o devido respeito ao lugar sagrado, Vrindavana, nós também ficamos livres de inumeráveis pecados que foram acumulados em muitas vidas passadas.

Se uma pessoa circunda qualquer templo de Krishna ou Vishnu, ele se purifica de muitos pecados. Mas quando circundamos Vrindavana, nos estamos circundando mais ou menos 5.000 templos de uma só vez.

O Parikrama de Vrindavana tem uma extensão de 10 Km e leva uma média de 2 horas para se fazer o parikrama completo.
É uma boa idéia de, assim que se chegar em Vrindavana, fazer o parikrama e também antes de partir de Vrindavana. A melhor hora para se fazer o parikrama é cedo pela manhã, antes do sol esquentar muito.

Na foto que tirei hoje, vemos uma parte do caminho do parikrama com alguns devotos fazendo o parikrama. Quando é ekadasi, o dia todo, desde madrugada até o sol se pôr, se vê pessoas passando, fazendo o parikrama. São milhares de devotos que fazem o parikrama nos dias de ekadasi aqui em Vrindavana.
Amanhã estou planejando ir até o Radha Kunda para visitar o Samadhi de S.S. Bhakti Svarup Damodar Swami Maharaj. Aguardem!

Hoje aqui em Vrindavana tudo está muito calmo, não se ouve o barulho de carros, motos e de buzinas de bicicletas. Nas ruas que normalmente estão sempre movimentadas, hoje não se vê quase ninguém, as lojas e bancos também estão fechados. O que acontece é que hoje é dia de eleições e por aqui todos tomam muito a sério as eleições.
Para aqueles que não sabem, Vrindavana neste planeta esta situada dentro do estado de Uttar Pradesh. Uttar Pradesh tem uma espantosa população de 175 milhões de habitantes quase a mesma população do Brasil todo (188 milhões ) e toda esta gente em uma área de 238,566 km², o Brasil tem uma área de 8,514,877 km² . Isto quer dizer que não há falta de calor humano aonde quer que você vá. Por falar em calor, o verão vai começar oficialmente no dia 20 de Abril mas os termômetros já estão indo a marca dos 38 graus. Em um outro artigo vou falar o que se faz aqui para suportar o verão. O mapa acima, da Índia, mostra estado de Uttar Pradesh colorido de vermelho.

12 Apr 2007

Aula do SB pelo Presidente do templo Krishna-Balarama



Hoje o atual presidente do templo Krishna-Balarama deu a aula de Bhagavatam 13.14.18. Ele é discípulo de Radhanatha Maharaja e um devoto muito avançado. Ele fez um voto de não comer nada doce. O verso 3.14.18 do Srimad Bhavatam é um verso muito interessante:

"Assim como uma pessoa pode cruzar o oceano com um navio, uma pessoa pode cruzar a situação perigosa do oceano material, vivendo com uma esposa."

Significado de Srila Prabhupada:
Existem quatro classes sociais que devem cooperar no esforço para a liberação da existência material. As classes de brahmacary, ou a vida de estudante piedoso, a vida de casado com uma esposa, a vida retirada e a vida renunciada. Todos para terem um avanço exitoso dependem das pessoas casadas que vivem com a esposa.
Esta cooperação é essencial para o funcionamento apropriado da instituição das quatro classes sociais e quatro classes espirituais. Este sistema de varnasrama védico é geralmente conhecido como o sistema de castas. O homem que vive com a esposa tem uma grande responsabilidade em manter os membros da outras classes - os brahmacaris, vanaprastas e os sannyasis. Exceto para os casados, todos são supostos se ocuparem no avanço espiritual, e portanto o Brahmacari, o vanaprasta e os sannyasis, tem muito pouco tempo para ganhar a vida. Eles portanto coletam doações dos casados, e desta maneira eles obtêm o suficiente para manter as necessidades básicas da vida e cultivar conhecimento espiritual. Por ajudar as outras 3 seções da sociedade a cultivar valores espirituais, os casados tambem avançam espiritualmente. No final cada membro da sociedade automaticamente torna-se avançado espiritualmente e facilmente cruza o oceano de misérias. (fim do significado de Srila Prabhupada)

Na sua aula Prabhu Devamrta enfatizou a importância dos casados de serem muito responsáveis pois as 3 outras classes sociais dependem deles. Ele também disse que os deveres dos casados foi explicado em detalhes por Narada Muni a Yudhistira Maharaja no Srimad Bhagavatam 7.12.11

11 Apr 2007

Vrajavasi



Hoje pela manhã eu estava cantando minhas voltas de japa no quintal de casa quando de repente escutei o som de um instrumento parecido com violino e uma voz cantando: Radhe Shyam, Radhe Shyam, Jaya Jaya Radhe Shyam.
Abri o portão da frente de minha casa, que dá para a rua, e vejam na foto quem estava lá, este sadhu vrajavasi. Ele vai de casa em casa, para no portão e começa a tocar seu violino e a cantar: Radhe Shyam, Radhe Syam, Jaya Jaya Radhe Shyam. Quem não iria dar uma doação para ele? Eu entrei em casa peguei umas frutas e uns trocados e dei para ele. Ele disse, Radhe Shyam com um sorriso e foi para a frente de outra casa, começou a tocar seu instrumento e a cantar: Radhe Shyam, Radhe Shyam Jaya Jaya Radhe Shyam.
Sri Vrindavana Dhama Ki Jaya!
Gaura-bhakta-vrnda Ki Jaya!

10 Apr 2007

Inauguração do diário de Vrindavana

Hoje dia 10 de Abril de 2007, comecei este diário de um residente de Vrindavana. Peço as bençãos de meu mestre espiritual e todos os acaryas e vaisnavas para que este diário possa aumentar o apego de todos a Vrindavana. Porque resolvi escrever este diário? Primeiro como mencionei antes, espero que este seja uma fonte de inspiração para todos. Segundo porque aqui posso colocar fotos, vídeos e muitos artigos sobre Vrindavana. Espero poder contar com o suporte de todos, escrevendo-me e comentando sobre este blog. Na coluna a esquerda intitulada "Conheça Vrindavana sem sair de casa" é só clicar na imagem e você verá vídeos de Vrindavana muito extáticos. Se voçe quiser receber um email cada vez que eu colocar algo novo no diário, mande me um email com o assunto: "Diário de Vrindavana." Desta maneira toda vez que publicar um artigo novo você receberá um email. Por favor não se esqueça de mandar-me um comentário. Yajna Murti das

Harinama


Aqui estamos em frente ao famoso Samadhi de Srila Prabhupada que diariamente é visitado por milhares de peregrinos que chegam de diferentes partes da Índia.
Este grupo de Harinam sai do templo todos os dias as 17:00 hs para cantar pelas ruas de Vrindavana.
Na foto da esquerda para a direita: Sarvabhauma Prabhu (discípulo de Srila Prabhupada dos USA), Radha-Raman Prabhu (discípulo de Param Gati Swami da França), eu e Nandagopal Prabhu (discípulo de Srila Prabhupada da Espanha). Esta é a Sociedade Internacional para a Consciência de Krishna

9 Apr 2007

Testando





"Em Vrindavana todo mundo é feliz. O bezerro é feliz, o gato é feliz, o cachorro é feliz, o homem é feliz... todos. Todos querem servir Krishna em diferentes capacidades, e desta maneira não há inveja. Alguém pode algumas vezes pensar que os macacos de Vrindavana são invejosos porque eles fazem travessuras e roubam comida, mas em Vrindavana nos vemos que os macacos são permitidos comer manteiga, a qual Krishna pessoalmente distribui. Krishna demonstrou que todos tem o direito de viver. Esta é a vida de Vrindavana. Os habitantes de Vrindavana pensam, '' O que quer nos seja dado por Krishna, vamos dividir e comer. (SB 10.13.60 no significado)

Convite





Este é um convite para devotos com família que gostariam de viver em Vrindavana. Nos somos um grupo de 3 famílias, até agora, desejando comprar terra e formar uma comunidade perto de Vrindavana em uma área rural e cada família sendo o proprietário de seu pedaço de terra. A idéia é a de vivermos próximos e desta maneira ter a associação e a proteção da associação com devotos.
Aqueles que estiverem interessados podem me escrever para obter maiores informações, usando o formulário para mensagens ao lado.
Esperando que esta os encontre bem,


Seu servo,
Yajna Murti das

O Rio Yamuna

O templo de Madhana Mohana

De Volta a Vrindavana

Puro Êxtase

Abaixo está um vídeo que fizemos no Kesi Ghata num dia de Ekadasi. Kesi Ghata fica ás margens do sagrado rio Yamuna e foi aqui no Kesi Ghata que Krishna matou o demônio Kesi, que tinha a forma de um cavalo. No dia de ekadasi muitos devotos circundam Vrindavana. No vídeo vocês podem ver os devotos passando e caminhando rápido para terminar o Parikrama antes do Sol esquentar muito. No vídeo, além do Kesi Ghata vocês também podem ver o rio Yamuna.

Kesi Ghata

Harinama em Vrindavana