11 Jun 2007

Descobrindo Vrindavana - Parte 9


Srila Prabhupada passou quase que todo o próximo ano viajando e pregando pelo mundo, mas em Outubro de 1972 ele voltou para Vrindavana. Nesta ocasião os devotos estavam vivendo no palácio de Kesi-ghata, que fica nas margens do Yamuna. Todas as mãnhas as 3:00 hs algumas das devotas mais corajosas costumavam acordar e sair pela porta de trás do palácio, descer as escadas e entrar nas águas calmas e tomar o banho da mãnha. Depois voltavamos ao palácio e ainda tinhamos tempo de cantar algumas voltas antes do mangala-arati as 4:00 hs da mãnha.

Por volta das 4:30 a cerimônia acabava, mas o nosso cantar e dançar continuava. Com Karatalas e Mrdangas nas mãos, nós saíamos pelas tortuosas ruas. Acyutananda Swami, um dos discípulos mais velhos de Srila Prabhupada, liderava o grupo, e nesta hora, de madrugada, era um pouco difícil de caminhar pois não podiamos ver aonde nos pisávamos. Mas não demorava muito para os primeiros raios do sol iluminar o nosso caminho.

Outubro e novembro é a época mais auspiciosa. Esta período do ano é chamado Karttika e foi nesta época que Mãe Yasoda pegou Krishna roubando manteiga e amarrou-O em um pilão. Alguns anos mais tarde, Krishna dançou com as belas gopis, as vaqueirinhas que possuem um amor sem limites por Ele. Uma vez Krishna disse a um amigo, “ O momento mais propício é a noite de lua cheia no outono (Karttika), como hoje. O melhor lugar dentro do Universo é Vrindavana, e as meninas mais belas são as gopis. Desta maneira penso que devo me aproveitar de todas estas circunstâncias e ocupar-Me na transcendental dança da rasa.”
Nos podíamos entender porque Krishna gosta desta época do ano. Enquanto nos tocávamos os nossos instrumentos e cantávamos pelas ruas, nos praticamente flutuávamos pelo ar fresco da manhã. Porque a época das chuvas tinha a pouco terminado, as plantas e árvores estavam repletas de folhas e flores novas, para onde quer que olhávamos víamos vida nova.

No comments:


Convite





Este é um convite para devotos com família que gostariam de viver em Vrindavana. Nos somos um grupo de 3 famílias, até agora, desejando comprar terra e formar uma comunidade perto de Vrindavana em uma área rural e cada família sendo o proprietário de seu pedaço de terra. A idéia é a de vivermos próximos e desta maneira ter a associação e a proteção da associação com devotos.
Aqueles que estiverem interessados podem me escrever para obter maiores informações, usando o formulário para mensagens ao lado.
Esperando que esta os encontre bem,


Seu servo,
Yajna Murti das

O Rio Yamuna

O templo de Madhana Mohana

De Volta a Vrindavana

Puro Êxtase

Abaixo está um vídeo que fizemos no Kesi Ghata num dia de Ekadasi. Kesi Ghata fica ás margens do sagrado rio Yamuna e foi aqui no Kesi Ghata que Krishna matou o demônio Kesi, que tinha a forma de um cavalo. No dia de ekadasi muitos devotos circundam Vrindavana. No vídeo vocês podem ver os devotos passando e caminhando rápido para terminar o Parikrama antes do Sol esquentar muito. No vídeo, além do Kesi Ghata vocês também podem ver o rio Yamuna.

Kesi Ghata

Harinama em Vrindavana