22 Aug 2007

Prabhu Kurma das visita Vrindavana



Prabhu Kurma, o famoso cozinheiro discípulo de Srila Prabhupada estará visitando Vrindavana em Kartika. Ele chegará em Vrindavana no dia 12 de Novembro e ficará até o dia 22 de Novembro. Ele está vindo com um grupo de 10 devotos da Austrália.

Srila Rupa Goswami glorifica o mês de Kartika (Damodara) no seu livro Mathura Mahatyam:
"Para aqueles que adoram Krishna em Vrindavana, o Senhor lhes dá novamente suas formas espirituais originais. Para se obter a mais perfeita purificação de uma vida de pecados deve-se adorar o Senhor Damodara em Vrindavana durante Kartika".

14 Aug 2007

Tomando refúgio do sagrado rio Yamuna




No Bhagavad-Gita 6.17 está dito:


"Aquele que é regulado nos seus hábitos de comer, dormir, lazer e trabalho, pode mitigar todas as dores materiais pela prática do sistema de Yoga."



Eu pensei em escrever este artigo com esta foto porque muitos devotos pensam que vir a Vrindavana significa sofrimento e somente austeridade. Mas como vocês podem ver na foto, não é verdade.


É claro que se alguém vem a Vrindavana pela primeira vez sem conhecer ninguém aqui e sem saber falar Inglês ou Hindi, este devoto vai sofrer um pouco até aprender as "regras do lugar". Assim como se um indiano for ao Brasil pela primeira vez sem conhecer ninguém ai e sem poder falar portugues, vai sofrer um pouco.



No dia 15 de Agosto de 2007 a Índia comemora 60 anos de independência do jugo Inglês. E antes dos Ingleses os muçulmanos também exploraram a Índia. Desta maneira podemos ver que a história da Índia é bem diferente da do Brasil e para fazermos uma análise mais perfeita de um país e um povo temos que levar em conta sua história.

11 Aug 2007

Vrindakunda (última parte)





A história de Vrinda Kunda passando para ISKCON



Baba Madhava dasa tinha muitos planos para desenvolver Vrinda Kunda, um muro em torno da propriedade, um ashram para receber sadhus, um templo maior e mais belo para Vrinda-devi, e um jardim com muitas flores.



O fator tempo, que imperceptivelmente devora a duração da vida de todas as entidades vivas, não tem domínio sobre os Vaisnavas, porque os Vaisnavas estão diretamente sobre a proteção do seu amado Senhor e o serviço deles para Ele não é limitado por tempo e espaço. Externamente, contudo, Baba Madhava parecia que ficou doente, primeiro com pleurisy, e então cancer, e por quase um ano ele viveu no TB Hospital. Sabendo que ele iria em seguida abandonar o seu corpo, ele pediu para vários babajis para cuidarem de Vrinda-devi. Mas pelo arranjo divino do Senhor todos eles responderam, "Não tenho dinheiro e não tenho homens para me ajudar." Embora alguns deles mais tarde mudaram de idéia, Baba Madhava entendeu que Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada, que introduziu a adoração de Tulasi-sevi em todas as partes do mundo, era o natural guardião dos interesses de Vrinda-devi, e desta maneira ele passou a adoração de Vrinda-devi e o desenvolvimento da propriedade para os devotos da ISKCON em 1989.


5 Aug 2007

Vrindakunda (parte 2)

Ele protegeu muitos lugares sagrados nos quais Krishna executou Seus passatempos, ele salvou Pavana Sarovara de ser drenado por agentes imobiliários. Baba Madhava também resgatou a colina Kalavata, na qual se encontra as sagradas pegadas de Krishna, e 11 outras colinas sagradas em Vraja ele tambem salvou das mãos de cobiçosos agentes imobiliários e construtores de estradas. ( oficiais do governo, ignorantes da importância espiritual destes lugares estavam devastando tudo).

Para ornamentar a terra de Vraja, Baba Madhava Dasa regularmente fazia com que ricos Vaisnavas doassem centenas de árvores frutíferas, árvores que produziam flôres e árvores de Sândalo e então ele arranjaria para que elas fossem plantadas em vários lugares sagrados, tais como os belos jardins de Radha Bagh e Krishna Bagh em Varshana. Vrinda Kunda, contudo, é a jóia da coroa da sua vida de serviço ao Dhama sagrado.

Depois de tomar posse da propriedade, Madhava Baba conseguiu uma doação do Governo para ajudá-lo a escavar os dois lagos sagrados, Vrinda Kunda e Gupta Kunda. Meninos da escola Kishor Raman Degree College e uma senhora de Agra também ajudaram. Ele então construiu um pequeno templo e instalou a Deidade de Vrinda-devi no dia do aparecimento de Jahnava Mata por volta de 1980.

2 Aug 2007

Vrindakunda (parte 1)






Vrindakunda está localizada a 47 Km Noroeste de Vrindavana dentro da área chamada Vraja ou Braja. Vraja é o lugar aonde Sri Krishna executou os Seus passatempos a 5.000 anos atrás. Vraja cobre uma área de 2.325 Km2 rodeando Vrindavana e Mathura. Esta área de Vraja, mesmo parecendo que faz parte da Índia, não é destruída quando o universo é destruído.





"Eu sou o tempo," Krishna diz no Bhagavad-Gita, "o destruidor dos mundos." No contínuo passar de dias, semanas, meses, anos e centenas de anos, civilizações crescem e desaparecem e a superfície da terra muda. No tempo que Sri Caitanya Mahaprabhu apareceu na terra, em 1486, todos os lugares dos passatempos infantis de Krishna, estavam completamente cobertos pela floresta que cobria a terra de Vrindavana, portanto, Sri Caitanya Mahaprabhu instruiu Srila Rupa e Sanatana Goswamis para escavar os lugares de perigrinação em Vrindavana que estavam perdidos, o que eles fizeram. O Senhor Caitanya pessoalmente visitou os 56 lagos que circundam Nandgaon, incluindo Vrinda Kunda e Gupta Kunda. Mas entre a invasão dos Mulçulmanos e a virada do século XX, Vrinda Kunda desapareceu novamente da vista humana.
Por volta de 1920, o grande Vaisnava erudito e santo, Baba Madhava Dasa nasceu em uma família de brahmanas muito elevada. Ele residiu em Vraja Dhama por mais de 50 anos, e por toda a sua vida foi um religioso (sadhu). Ele tambem agiu com um ardente lider reformador.

Convite





Este é um convite para devotos com família que gostariam de viver em Vrindavana. Nos somos um grupo de 3 famílias, até agora, desejando comprar terra e formar uma comunidade perto de Vrindavana em uma área rural e cada família sendo o proprietário de seu pedaço de terra. A idéia é a de vivermos próximos e desta maneira ter a associação e a proteção da associação com devotos.
Aqueles que estiverem interessados podem me escrever para obter maiores informações, usando o formulário para mensagens ao lado.
Esperando que esta os encontre bem,


Seu servo,
Yajna Murti das

O Rio Yamuna

O templo de Madhana Mohana

De Volta a Vrindavana

Puro Êxtase

Abaixo está um vídeo que fizemos no Kesi Ghata num dia de Ekadasi. Kesi Ghata fica ás margens do sagrado rio Yamuna e foi aqui no Kesi Ghata que Krishna matou o demônio Kesi, que tinha a forma de um cavalo. No dia de ekadasi muitos devotos circundam Vrindavana. No vídeo vocês podem ver os devotos passando e caminhando rápido para terminar o Parikrama antes do Sol esquentar muito. No vídeo, além do Kesi Ghata vocês também podem ver o rio Yamuna.

Kesi Ghata

Harinama em Vrindavana