5 Sep 2007

Sinopse da vida de Srila Prabodhananda Sarasvati por Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura


No ano de 1511, Sri Caitanya Mahaprabhu fez uma viagem de peregrinação aos lugares sagrados situados no Sul da Índia, onde Ele concedeu Sua misericórdia aos devotos residentes lá.


Começando em Jagannatha Puri, Ele primeiro foi até o Rio Godavari e de lá viajou para muitos outros lugares sagrados no atual estado de Madras. No dia de Sukla Ekadasi do mês de Asadha, Sri Caitanya Mahaprabhu chegou em Sri Ranga-Ksetra, aonde Ele decidiu ficar e praticar austeridades durante os quatro meses de Caturmasya. Desta maneira, o Senhor Caitanya passou quatro meses vendo a bela forma da Deidade, o Senhor Ranganatha, e ensinando a mensagem de Krishna.

Nesta época, o Senhor Caitanya ficou na casa de 3 irmãos, Tirumalaya, Vyenkata (cujo filho era Gopala Bhatta Goswami), e Gopala Guru (que mais tarde recebeu o nome de Prabodhananda Sarasvati), que eram Sri Vaisnavas, seguidores de Ramanujacarya, e devotados a adoração de Laksmi-Narayana. O Senhor Caitanya explicou a superioridade dos passatempos do Senhor Krishna para os seus anfitriões, e a conversa deles está mencionada no Caitanya-Caritamrta, Madhya-lila, Chapter Nine. Nesta época, Gopala Guru (Prabodhananda Sarasvati) tornou-se muito devotado ao Senhor Caitanya Mahaprabhu, e o filho de Vyenkata (Gopala Bhatta Goswami) também tornou-se devotado ao Senhor. Na sua juventude, Gopala Bhatta foi instruído por Prabodhananda Sarasvati.


Prabodhananda Sarasvati tornou-se um seguidor de Sri Caitanya Mahaprabhu e é considerado um dos grandes acaryas na Sampradaya Gaudiya Vaisnava. Na verdade, ele é um dos grandes associados eternos do Senhor. Quando o Senhor apareceu em Sua forma original como Krishna, Prabodhananda Sarasvati era uma das gopis mais importantes. Isto está descrito no Gaura-ganoddesa-dipika (163) de Kavi Karnapura's:


"A gopi Tungavidya, que apareceu em Vrajabhumi durante os passatempos do Senhor Krishna, também apareceu durante os passatempos do Senhor Caitanya Mahaprabhu. Desta vez ela apareceu como Prabodhananda Swami, que tornou-se famoso como Sarasvati por causa da sua eloquente (sarasvati) glorificação do Senhor Caitanya Mahaprabhu."


Prabodhananda Sarasvati também é mencionado na introdução do livro Hari-bhakti-vilasa (1.2) de Srila Sanatana Gosvami:


"Este livro, Hari-bhakti-vilasa foi originalmente escrito por Gopala Bhatta Gosvami, o discípulo de Prabodhananda Sarasvati, que é muito querido do Senhor Krishna. Gopala Bhatta trouxe grande felicidade para Srila Rupa Gosvami, Srila Sanatana Gosvami e Srila Raghunatha das Gosvami."


Srila Prabodhananda Sarasvati também é descrito no livro Bhakti-Ratnakara de Narahari Sarakara:


"Prabodhananda Sarasvati era completo com todas as boa qualidades, e portanto ele era conhecido em toda parte pelo nome Sarasvati."
"Ele era (é) muito devotado a Suprema Personalidade de Deus, Sri Krishna Caitanya, e ele sempre lembrava-se Dele, mesmo quando estava dormindo."
"Ele tinha um grande amor pelos devotos, e também era muito austero e renunciado. Sua forma elegante era muito agradável de se ver, e ele era também um poeta e erudito. Ninguém podia comparar-se a ele nas artes de cantar, dançar e tocar instrumentos musicais."
"Quem quer que ouvisse sua fala eloquente ficava cheio de felicidade. Estas são as incomparáveis glórias de Prabodhananda Sarasvati."


Depois que o Senhor Caitanya partiu do Sul da Índia e retornou para Jagannatha Puri em Orissa, Prabodhananda Sarasvati ficou absorto, sempre lembrando Dele dentro do seu coração. Prabodhananda partiu de sua casa em Ranga-Ksetra e viajou para Vrindavana, aonde ele ficou na floresta de Kamyavana, e onde ele em seguida, foi encontrado pelo seu sobrinho Gopala Bhatta Gosvami.

No comments:

Convite





Este é um convite para devotos com família que gostariam de viver em Vrindavana. Nos somos um grupo de 3 famílias, até agora, desejando comprar terra e formar uma comunidade perto de Vrindavana em uma área rural e cada família sendo o proprietário de seu pedaço de terra. A idéia é a de vivermos próximos e desta maneira ter a associação e a proteção da associação com devotos.
Aqueles que estiverem interessados podem me escrever para obter maiores informações, usando o formulário para mensagens ao lado.
Esperando que esta os encontre bem,


Seu servo,
Yajna Murti das

O Rio Yamuna

O templo de Madhana Mohana

De Volta a Vrindavana

Puro Êxtase

Abaixo está um vídeo que fizemos no Kesi Ghata num dia de Ekadasi. Kesi Ghata fica ás margens do sagrado rio Yamuna e foi aqui no Kesi Ghata que Krishna matou o demônio Kesi, que tinha a forma de um cavalo. No dia de ekadasi muitos devotos circundam Vrindavana. No vídeo vocês podem ver os devotos passando e caminhando rápido para terminar o Parikrama antes do Sol esquentar muito. No vídeo, além do Kesi Ghata vocês também podem ver o rio Yamuna.

Kesi Ghata

Harinama em Vrindavana